quinta-feira, 11 de abril de 2013

CASO BRADESCO


BRADESCO Produto:
Crédito
Unidade de compra:
Familiar: Despesas de inicio de ano (DIA) – forma sutil , todos impostos, IPVA, IPTU, matricula escolar material; Viagem de inicio de ano (Diversão/lazer)
Cor da roupa é a cor da marca – outro exemplo é a OLX (cor verde e laranja presente em todos os elementos da propaganda).
Análise semiótica - praia
Papéis no processo de compra:
  1. Iniciador – mulher, quem controla o orçamento familiar, reclama da falta
    de dinheiro
  2. Decisor – homem (responsável financeiro). No Brasil ainda prevalece o
    homem como provedor (dados IBGE).
  3. Influenciador – modelos encolhidos representando a família feliz – perfil
    da família que iria consumir o produto. Não é classe A, mas classe que
    precisa de crédito, talvez classe B.
  4. Comprador – é quem compra, diferente do decisor. Por exemplo, curso
    de inglês*
  5. Usuário – família (?)
Tipo de compra:
Solução complexa de problema:
  1. Alto custo
  2. Baixa frequência
  3. Classes e marcas
  4. Muito tempo de reflexão – Envolvimento. Risco, inclusive do bem estar
    da família. De acordo com o quadro, risco monetário.
Processo de compra:
  1. Reconhecimento do problema – apontam as despesas.
  2. Busca de Informação – fale com o gerente e ligue para o 0800.
  3. Avaliação de alternativas
  4. Decisão de compra – diminuir o risco.
  5. Comportamento pós compra – SAC, ouvidoria (No inferior esquerdo)
* O decisor da compra pode exercer todos papeis. Exemplo de um rapaz de 20 anos com a própria renda em busca de um curso de inglês (Unidade Individual – todos os papeis pelo próprio individuo. Não é o caso do pai que compra para o filho).
Pode usar a internet para comunicar como decisor, comprador e usuário, mas o conteúdo será diferente.
Como decisor decide, então precisa tratar de atributos, função do curso, metodologia, preço, retorno que traz, todos as informações – todas características do curso
Quanto comprador – facilitar o processo de compra – matricula online ou terceiro poder fazer.

Usuário – material disponível online e pós compra.
** A ausência de informação pode ser intencional e também é uma informação. O importante e fazer o check list e passar por todos os pontos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário