segunda-feira, 8 de abril de 2013

Processo de Compra














Na COMPRA ROTINEIRA, há apenas:

Reconhecimento do Problema -> Decisão de Compra -> Comportamento Pós-Compra


O reconhecimento do problema acontece quando ha a identificação da necessidade, neste caso quando uma criança (usuário e iniciador) fica doente e deseja este produto como solução.

A busca de informações será mais impulsiva, o nível de atenção será mais elevada e resultará na satisfação do desejo, alguns tipos de fontes podem ser: pessoais (família e amigos) e comerciais (propagandas e embalagens). Com a propaganda do ALvim e os esquilos, uma das buscas de informações é o site disponibilizado na propaganda.


A avaliação de alternativa é feita quando o consumidor compara o produto com vários produtos concorrentes, desta forma, o Softy’s será comparada com outras marcas e o comprador irá avaliar seus benefícios, a Softy’s mostra que os lenços são macios e fofinhos trazendo um valor superior.


Após todos esses estágios, o consumidor possui apenas uma intenção de compra, pois até a decisão de compra podem haver imprevistos, riscos (percebido) e atitudes de outros (opiniões, comentários, relatos negativos, etc) que podem mudar assim o rumo da decisão. No caso da Softy’s, o principal motivo que impediria uma compra seria a opinião e comentários negativos de outros.


Caso não haja nenhuma situação que impeça a compra, ocorre por fim a compra efetiva. Neste caso, quem decide onde compra, qual produto compra, quando, quanto, o que e porque é a mãe (responsável) e o comprador pode ser qualquer pessoa que seja determinada pelo decisor. O que influencia na propaganda é a parte que mostra que o inverno será mais divertido.


A última etapa é o comportamento pós compra em que se analisa a satisfação do consumidor. A satisfação é resultado de uma grande performance quando ha uma baixa expectativa, já a insatisfação ocorre quando ha uma baixa performance e uma alta expectativa. É importante o feedback para saber onde melhorar. A Softy’s deve fazer isso para ter lealdade do consumidor e garantir que na próxima vez não precise buscar informações e avaliar alternativas, o feedback pode ser avaliado através do site e do SAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário