LIFESTYLES
Padrões dentro dos quais as pessoas vivem e gastam dinheiro
Medição de Lifestyle
A tividade: ação manifesta
I nteresse: grau de excitação que gera atenção especial e contínua a um objeto, evento ou tópico
O pinião: resposta que a pessoa dá a situações de estímulo em que uma questão é levantada ; descreve interpretações, expectativas, avaliações.
VALS
Cruzamento entre duas dimensões:
- Nível
de recursos (econômicos, cognitivos,
saúde, tempo): Alto(+) ; Baixo(-)
- Orientação: Orientação por ideais
(princípios e conhecimento) ; Orientação por conquistas
(status / imagem perante os pares) ; Orientação por auto-expressão (ações, variedade, risco)
Inovators
S Sofisticados, tem controle sobre a vida - mercado de luxo - compram produtos de nicho - grande recepctividade a inovação
Thinkers
Maduros, satisfeitos, reflexivos, buscam informação no processo de compra
Believers
Tradicionalistas, mudam lentamente, avessos à tecnologia, fiéis à marca.
Achievers
Centrados na família e na carreira, não gostam de mudnaças, gostam de mostrar o sucesso a seus pares e possuem metas.
Strivers
Emulam a compra de produtos com alta qualidade e preço
Experiencers
Gastam em moda, socialização, entretenimento
Makers
Práticos, autosuficientes, prefere valores a livros
Survivors
Poucos interesses e recursos, se sentem sem poder, fiéis à marca, gostam de descontos, não conseguem buscar informações
GERAÇÃO
Carga que um grupo de pessoas carrega de acordo com os acontecimentos da época.
Experiências -> Valores -> Preferências -> Comportamento
GERAÇÕES
DIFUSÃO DE INOVAÇÕES
INOVAÇÃO: o que é percebido como novo
ADOÇÃO: processo mental pelo qual passa o indivíduo do desconhecimento ao uso contínuo de uma inovação
DIFUSÃO: processo pelo qual uma inovação é comunicada através de certos canais no decorrer do tempo entre os membros de um sistema social
Difusão de inovações
- Inovação
- Comunicação
- Tempo
- Sistema Social
O que é percebido como novo pelo indivíduo??
- O que é qualitativamente diferente do que existe
- Novo produto: menos de 6 meses no mercado
- Produto que atingiu menos de x% da sua taxa de penetração
- Produto que ainda Não atingiu sua meta de participação de mercado
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