terça-feira, 18 de junho de 2013

Fatores de Influência PSICOGRÁFICOS

LIFESTYLES

Padrões dentro dos quais as pessoas vivem e gastam dinheiro

Medição de Lifestyle

A tividade: ação manifesta

I nteresse: grau de excitação que gera atenção especial e contínua a um objeto, evento ou tópico 

O pinião: resposta que a pessoa dá a situações de estímulo em que uma questão é levantada ; descreve interpretações, expectativas, avaliações.

VALS

Cruzamento entre duas dimensões: 

- Nível de recursos (econômicos, cognitivos, saúde, tempo): Alto(+) ; Baixo(-)

- Orientação: Orientação por ideais (princípios e conhecimento) ; Orientação por conquistas (status / imagem perante os pares) ; Orientação por auto-expressão (ações, variedade, risco)




Inovators

S     Sofisticados, tem controle sobre a vida - mercado de luxo - compram produtos de nicho - grande recepctividade a inovação

Thinkers

Maduros, satisfeitos, reflexivos, buscam informação no processo de compra

Believers

Tradicionalistas, mudam lentamente, avessos à tecnologia, fiéis à marca.

Achievers

Centrados na família e na carreira, não gostam de mudnaças, gostam de mostrar o sucesso a seus pares e possuem metas.

Strivers

Emulam a compra de produtos com alta qualidade e preço

Experiencers

Gastam em moda, socialização, entretenimento

Makers

Práticos, autosuficientes, prefere valores a livros

Survivors

Poucos interesses e recursos, se sentem sem poder, fiéis à marca, gostam de descontos, não conseguem buscar informações

GERAÇÃO

Carga que um grupo de pessoas carrega de acordo com os acontecimentos da época.

Experiências -> Valores -> Preferências -> Comportamento







GERAÇÕES



DIFUSÃO DE INOVAÇÕES


INOVAÇÃO: o que é percebido como novo

ADOÇÃO: processo mental pelo qual passa o indivíduo do desconhecimento ao uso contínuo de uma inovação

DIFUSÃO: processo pelo qual uma inovação é comunicada através de certos canais no decorrer do tempo entre os membros de um sistema social

Difusão de inovações
 - Inovação
 - Comunicação
 - Tempo
 - Sistema Social

O que é percebido como novo pelo indivíduo??
 - O que é qualitativamente diferente do que existe
 - Novo produto: menos de 6 meses no mercado
 - Produto que atingiu menos de x% da sua taxa de penetração
 - Produto que ainda Não atingiu  sua meta de participação de mercado

ETAPAS DA ADOÇÃO DE INOVAÇÃO




CARACTERÍSTICAS DA INOVAÇÃO




ATRIBUTOS DA INOVAÇÃO



PERFIS NA ADOÇÃO DE INOVAÇÕES


PERFIS NA ADOÇÃO DE INOVAÇÕES


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