terça-feira, 18 de junho de 2013

Idosos não são iguais: uma Análise de Agrupamentos Sobre as Atividades de Lazer da Terceira Idade

STREHLAU, V. I.; BACHA, M. L.; LORA, M. I – Idosos não são iguais: uma Análise de Agrupamentos Sobre as Atividades de Lazer da Terceira Idade. II EMA – Encontro de Marketing da ANPAD, Rio de Janeiro / RJ, de 03 a 05 de maio de 2006. Anais... II EMA, ANPAD.

Principais resultados 

A amostra foi composta por 700 respondentes de classe sócio-econômica A e B (segundo o
critério Brasil) apresentando o seguinte perfil: 63% de entrevistados eram do sexo masculino
e 37 % do sexo feminino. A distribuição segundo as faixas etárias é a seguinte: de 60-65
(45%), de 66-70 (35%) de 71-76 (14%) e mais de 76 (6%). Quanto ao gasto com lazer a
distribuição é a seguinte: até R$100,00 (13%), entre R$101,00 e R$300,00 (48%), Entre
R$301,00 e R$500,00 (24%), entre R$501,00 e R$1.000,00(13%) e entre R$1.001,00 e
R$1.500,00 (1%). Do ponto de vista de renda, o perfil da amostra revela que 4% dos
entrevistados ganham até 1 salário mínimo, 60% ganham de 1 a 5 salários mínimos, 35 %
ganham de mais de 5 a 10 salários mínimos e 1% recebe acima de 10 salários mínimos.
Uma análise descritiva simples dos dados obtidos revelou que assistir à televisão é a atividade
de lazer mais freqüente da amostra estudada com 100% de respostas, seguido de orar (99%),
conversar e bater papo e ouvir rádio com 94%, ouvir música (91%), assistir á vídeos (89%),
fazer compras (82%), ler jornais e visitar amigos e parentes (81%), freqüentar igrejas e cultos
(77%). ler revistas (59%) e fazer relaxamento (57%), ler livros (45%), escolher/usar/comprar
roupas/vestuário (38%), jardinagem (31%), navegar na internet (30%) e
escolher/usar/comprar cosméticos (30%). Essas atividades apresentam uma taxa de adesão
igual ou superior a 30% de dentro da amostra pesquisada. Essas atividades foram selecionadas
para comporem as variáveis da análise fatorial realizada para cada faixa etária.
Na seqüência, essas atividades selecionadas (acima de 30% de adesão) foram analisadas
segundo as faixas etárias dentro do grupo de terceira idade, conforme sugeridas pela ONU, ou
seja o primeiro grupo envolveu os respondentes entre 60 e 65 anos, o segundo grupo entre 66
e 70, de 71 a 75 anos e, por fim, o grupo com os entrevistados acima de 76 anos. Para cada
uma dessas quatro faixas realizou-se análise fatorial e posteriormente análise de
agrupamentos, que são técnicas que fornecem ao pesquisador métodos que trazem “ordem”
aos dados na forma de estrutura entre as observações ou variáveis. A análise fatorial é uma
técnica multivariada que visa identificar um número relativamente pequeno de fatores que
podem ser usados para representar relações entre muitas variáveis que estão interrelacionadas. É uma técnica que permite identificar e nomear fatores não observáveis
diretamente, com base em variáveis conhecidas. Para a facilidade de interpretação,
transformou-se a matriz inicial das cargas fatoriais (saída da técnica) em outra matriz, através
da rotação de fatores. É importante frisar, que a rotação não afeta a qualidade de ajuste do
modelo fatorial. O método utilizado para a rotação dos fatores foi o denominado Varimax,
uma vez que o mesmo minimiza o número de variáveis que tem altas cargas em um fator e
também simplifica a interpretação dos fatores (HAIR et al., 2006). Desse modo, podem-se
compreender melhor as estruturas básicas dos dados, o que não apenas facilita sua descrição
como fornece uma fundamentação para uma análise “mais refinada das relações de
dependência”. Para identificar grupos dentro da população, a técnica mais comumente
utilizada é a análise de agrupamentos, que fornece aos pesquisadores um método empírico e
objetivo para realizar classificação (HAIR et al., 2006).

Grupo entre 60 e 65 anos

A tabela 1 apresenta os fatores obtidos através da análise fatorial das atividades de lazer das
pessoas entre 60 e 65 anos de idade. Seis fatores foram obtidos. O primeiro “lazer do
cotidiano” que envolve atividades como a leitura de livros e revistas, freqüência a igrejas e
cultos, assistir a videos/DVds e navegar na Internet e ouvir música. O segundo fator envolve
cuidados consigo mesmo e com a casa, inclui atividades como jardinagem, compra/uso de
roupas e cosméticos. O terceiro fator refere-se ao lazer conversar, ouvir rádio (incluindo
programas de entrevistas e bate papo no ar) e orar. O quarto fator é composto por fazer
relaxamento, visitar amigos, parentes e fazer compras. O quinto fator se refere à informação,
com a variável “ler jornais”. O sexto fator envolve atividade individual que é assistir à
televisão.


A partir da fatorial, foi feita uma análise de agrupamento obtendo-se seis clusters para o grupo
de 60-65 anos: O cluster 1 (46 casos), o do “idoso caseiro e de vida confortável” ficou
caracterizado pela segunda maior renda média e maior gasto médio, e do ponto de vista de
atividades é diferenciado pelo fator denominado “cuidados consigo e com o lar”. O cluster 2
(15 casos), o do “idoso popular” tem menor renda se diferencia pelo fator que inclui
conversar/bater papo, ouvir rádio e orar. O cluster 3 (71 casos) é o do “remediado, mas gosta
de viver bem” tem a segunda menor renda média e o segundo maior gasto médio e se
diferencia pelo fator que inclui ler livros, freqüentar igrejas, cultos etc, ler revistas, assistir
vídeos e/ou DVD, navegar na Internet, ouvir música. O cluster 4 (8 casos) é o do idoso “com
dificuldades, mas informado” tem renda média baixa e tem as maiores médias para os fatores
5 e 6 (ler jornais e assistir TV). O cluster 5 (46 casos), refere-se apo grupo de “idoso-em-casalendo-jornal” tem renda média baixa e gasto médio baixo e o fator que o distingue inclui ler
jornais. O cluster 6 (112casos), o do “idoso rico e poupador” têm a maior renda média e o
menor gasto médio. Privilegia fazer relaxamento, visitar amigos, parentes, fazer compras e
em segundo lugar assistir TV.

Grupo entre 66 e 70 anos 
A tabela 2 apresenta os fatores obtidos a partir das atividades de lazer mais realizadas para as
pessoas entre 66 e 70 anos. Dos seis fatores obtidos, o primeiro envolve o lazer com passeio,
o segundo o lazer de informação com as variáveis: leitura de livros e revistas e navegar na
internet.. O terceiro fator envolve o lazer tradicional, como jardinagem, fazer compras,
freqüentar igrejas e cultos e conversar. O quarto fator é denominado lazer com mídia, pois
envolve ouvir rádio, música, assistir a vídeos e DVDs. O quinto envolve cuidados consigo
incluindo relaxar e escolhendo ou comprando roupas. Curiosamente, o sexto fator inclui orar e
assistir a televisão.


Após a análise de cluster foram obtidos seis grupos descritos abaixo:
O cluster 1 (19 casos) é o do “idoso pobre e social” tem a menor renda média e o fator
privilegiado inclui o fator relaxamento em primeiro lugar e em segundo lugar com passeio
(visitar amigos, parentes, usar/escolher/ comprar cosméticos e perfumaria, navegar na
Internet).
O cluster 2 (70 casos) é o do “idoso remediado e tradicional” tem uma das rendas médias mais
baixas e o segundo menor gasto médio. O componente que o diferencia é o lazer tradicional.
O cluster 3 (9 casos) envolve o “idoso de vida confortável, econômico e caseiro”, tem renda
média intermediária, tem a menor média de gasto. O fator que o distingue inclui ouvir rádio,
ouvir música, assistir vídeos e/ou DVD.
O cluster 4 (54 casos), o “idoso bem-de-vida tradicional” tem a maior renda média e
privilegia lazer tradicional. O cluster 5 (28 casos) o “idoso leitor” tem a segunda maior renda
média e privilegia leituras. O cluster 6 (50 casos) o “idoso gastador” apresenta a segunda
menor renda média, tem média de gasto alto e privilegia todos os fatores que incluem
compras.

Grupo entre 71 e 75 anos 
A tabela 3 apresenta os fatores oriundos da lista de atividades mais realizadas pelo grupo
pesquisado. O primeiro fator é o referente à leitura, com as variáveis que incluem a leitura de
livros, revistas e jornais. O segundo fator envolve lazeres diversos (compra de cosméticos,
visitar amigos e parentes, jardinagem e navegar na internet). O terceiro fator refere-se a
compras, o quarto fator envolve o lazer com mídia, como ouvir música, rádio, assistir a
DVDs. O quinto fator inclui atividades religiosas, como orar e freqüentar a igrejas e cultos. É
curioso observar que novamente a televisão aparece junto com a questão da oração. O último
fator refere-se aos cuidados consigo, envolvendo fazer relaxamento e comprar roupas
vestuário.


O cluster 1 (73 casos), um grupo pode ser descrito sinteticamente como um “idoso que gosta
de si”, apresenta renda média intermediária e menor gasto médio, tem as maiores médias para
o fator leitura (ler revistas, ler livros, ler jornais) e para as atividades do último componente
incluindo fazer relaxamento e usar/ escolher/ comprar roupa/ vestuário.
O cluster 2 (52 casos), um grupo de “idosos sociais e ativos” que têm a maior renda média e a
maior média para o componente: usar/escolher/ comprar cosméticos e perfumaria, visitar
amigos, parentes, navegar na Internet, jardinagem..
O cluster 3 (28 casos), o do “idoso leitor de vida confortável” e tem renda média intermediária
e a segunda maior média de gasto. Tem a maior média para o fator leitura (ler revistas, ler
livros, ler jornais.).
O cluster 4 (17 casos) um grupo de “idosos pobres e gastadores” tem a menor renda média,
mas tem gasto médio alto e o fator que o distingue inclui fazer relaxamento e usar/ escolher/
comprar roupa/ vestuário e também ler revistas, ler livros e jornais.
O cluster 5 (11 casos) o do “idoso apreciador de música” apresenta a segunda maior renda
média e gasto médio baixo e tem a maior média para o componente 4 (ouvir rádio,
conversar/bater papo, ouvir música e assistir vídeos e/ou DVD). O cluster 6 (49 casos), o do
“idoso pobre mas bem vestido” tem a menor renda média e apresenta médias altas para fazer
compras e para o componente 6 (fazer relaxamento e usar/ escolher/ comprar roupa/
vestuário).

Grupo acima de 76 anos
A análise fatorial realizada para as atividades de lazer mais realizadas pelo grupo mais idoso
da terceira idade apresentou seis fatores. O primeiro refere-se “fora de casa” (usar/ escolher/
comprar roupa/ vestuário, usar/escolher/ comprar cosméticos e perfumaria, fazer compras e
freqüentar igrejas, cultos etc). O segundo se refere “leitura” (leitura de jornais, revistas e
livros). O terceiro componente inclui conversar/bater papo, orar, assistir vídeos e/ou DVD. O
quarto fator se refere ao som, tanto música como rádio, incluindo também a visita a parentes e
amigos. O quinto componente compreende o lazer dentro de casa, como navegar na Internet e
jardinagem. O último fator foi denominado “lazer estático”, dado a ausência da necessidade
de qualquer movimento, como o relaxamento e assistir à televisão. A tabela 4 apresenta os
componentes e suas respectivas cargas fatoriais.

Os fatores foram agrupados em apenas dois clusters. O Cluster 1 tem 21 casos, e pode ser
considerado um grupo de “idosos de boa vida” maior renda média e o maior gasto médio.
Apresenta a maior média com relação às atividades: navegar na Internet e jardinagem, como
também ao componente “fora de casa”.
O Cluster 2 tem 16 casos, o grupo de “idosos de atividades cotidianas”, possuem a menor
média de renda e o menor gasto médio. As maiores médias para as atividades: ouvir música,
ouvir rádio, visitar amigos, parentes.

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